O visagismo


O visagismo na odontologia é algo totalmente novo e é aplicado especialmente na Odontologia Estética.
Você sabia que sua aparência pode dizer muito sobre sua personalidade? Que mesmo sem querer, a imagem que você passa não é a que você deseja e isso pode atrapalhar sua vida pessoal ou profissional? Ou ainda, sabia que o seu rosto pode acentuar um aspecto positivo de sua personalidade ou compensar algo negativo que você deseja esconder?
É nisso que consiste o visagismo, que busca sempre a adequação da imagem pessoal das pessoas através de sua aparência. O visagismo na odontologia é uma coisa muito nova e dificilmente você já tenha ouvido falar no assunto relacionado a odontologia estética. Porém, o visagismo não é novidade para muitas pessoas, principalmente para quem de alguma maneira se interessa por estética.

design1


Mas afinal, o que é visagismo?


Visagismo, é acima de tudo uma arte, ou melhor, um toque de arte em qualquer trabalho que envolva beleza e estética, onde os princípios da proporção, harmonia, estética e composição do rosto de cada pessoa, sejam alinhados a imagem ideal que a pessoa precisa expressar. Por exemplo, um executivo precisa passar uma imagem de liderança e dinamismo, mas ao mesmo tempo sem parecer sisudo ou antipático. Ou ainda, uma mulher de personalidade doce e amável, mas como seus dentes caninos muito evidenciados, pode passar uma imagem de aspereza. É justamente para evitar casos desse tipo que o visagismo se enquadra.
Cada pessoa é única e possui suas características e necessidades, e seguir o padrão estético genérico em todas as pessoas não é interessante, pois nem sempre o padrão é o ideal para cada pessoa. É nisso que o visagismo se sustenta, em buscar o padrão estético ideal de forma personalizada, de maneira que os pontos fortes da aparência sejam valorizados e os fracos atenuados.

O objetivo do visagismo é sempre valorizar o que a pessoa tem de melhor  e o que ela deseja expressar com sua aparência, através de uma imagem autêntica, esquecendo os padrões e técnicas genéricas, focando na pessoa, onde o cliente passa a se ver na totalidade e dizer: “Esse sou eu!”, “Esse é o meu melhor lado!”.
O resultado de um trabalho estético que se utiliza do visagismo é sempre o mais próximo possível de sua personalidade, de forma que o espelho possa refletir quem a pessoa verdadeiramente é. Evitando que o cliente passe uma imagem diferente do que deseja mostrar profissional ou pessoalmente.

visage2

chame-no-whatsapp chamar-no-whatsapp